Você sabe a diferença entre os essas letras? Muitas vezes vemos eles em nosso celular e vem a duvida, qual é mais rápido? Qual é melhor? Nesta matéria vamos sanar essa sua dúvida, e descrever o que significa cada uma dessas letras que aparecem na nossa conexão móvel.

A diferença:

  • G – Significa GPRS ou General Packet Radio Service (Serviço de Rádio de Pacote Geral) foi uma das primeiras conexões moveis,hoje em dia é classificada para muitos como 2,5G,e também é considerada bastante lenta pois sua velocidade máxima é de 170kbps,sendo que geralmente na pratica não passa de 40kbps.
  • E – Significa EDGE ou Enhanced Date Rates For GSM Evolution (Taxas de Dados Ampliadas para a Evolução do GSM) foi uma evolução do GPRS,classificada como 2,75G,com a velocidade máxima de 256kbps.
  • 3G – Foi a primeira tecnologia móvel da terceira geração,que representa a tecnologia UMTS ou Universal Mobile Telecommunications Service (Sistema Móvel de Telecomunicações Universal)sendo já a primeira a conseguir a transferência de megabits por segundo,sendo o máximo dela 2Mpbs.
  • H – O HSPA ou High Speed Packet Access (Pacote de Acesso de Alta Velocidade) oferece uma velocidade superior ao 3G,é considerado como 3,5G e chega ao máximo de 14Mpbs.
  • H+ – Conhecido também por HSPA ou Evolved HSPA (HSPA Evoluído) é,como o nome já diz uma evolução do H,conhecido também como 3,75G,que é considerado uma conexão rápida,podendo chegar a 84Mpbs,e hoje é a mais utilizada no Brasil.
  • 4G – Conhecida como LTE ou Long Term Evolution (Evolução de Longo Prazo) é a mais recente tecnologia móvel lançada no nosso pais,sendo a primeira da quarta geração,pode chegar a velocidade de até 150Mpbs
  • LTE-A – A versão mais recente da conexão móvel,é  chamada de LTE-Advanced (LTE-Avançado),esta sendo usada em países com grandes avanços tecnológicos como a Coreia do Sul,e ainda sem previsão de chegada em nosso pais.Nessa atualização vemos uma grande diferença do 4G tradicional,principalmente na velocidade,que pode chegar a incríveis 1Gbps.

Lembramos,que a velocidade de conexão citada na matéria,é a máxima suportada pela tecnologia,não é esta velocidade que vai chegar em seu aparelho.